Serviço Especial: Integração Baixada x Metrô Pavuna

| 1 Comentário
Em 1998, com o intuito de desafogar o trânsito da Rodovia Presidente Dutra e com intenção de ser uma importante ligação viária do Grande Rio, foi contruída a Via Light, na gestão do então governador Marcello Alencar. 



A Via Light não conseguiu emplacar como uma alternativa à Dutra, só servindo de integração ao metrô ou avenida principal do município de Nova Iguaçu.




Quando o metrô chegou até a Pavuna, em 1998, a Via Light já estava pronta. Com inauguração do Metrô na Pavuna, foram também inauguradas as linhas que circulam pela Via Light. Inicialmente, todas as empresas adquiriram veículos do modelo Ciferal Padron Cidade II com motor traseiro Mercedes-bens, equipados com ar condicionadoe som ambiente.



Naquela época, as integrações metrô x ônibus na Capital ainda eram com ônibus sem ar condicionado, marcando uma conquista que chegou primeiro na Baixada Fluminense.





As empresas que inauguraram o serviço foram:

Evanil Transportes e Turismo

541I Nova Iguaçu x Pavuna



Turismo Transmil

152I Nilópolis x Pavuna
651I Mesquita x Pavuna




Master Transportes

131I Duque de Caxias x Nova Iguaçu (Via Light)



Após alguns dias, entraram a Viação Vila Rica na linha Morro Agudo x Pavuna e Viação São José, operando em POOL na linha para Nova Iguaçu, até então operada apenas pela Evanil.




Por conta de um impasse, a Evanil teve que deixar a linha, ficando apenas a Viação São José.



A atuação da Evanil na Pavuna, originou as linhas 114B Nova Iguaçu x Central via Pavuna e 115B Nova Iguaçu x Praça Mauá via Pavuna.




Com a saída da Evanil do POOL na linha de integração, as linhas para o Centro tiveram seu operacional inviabilizado, sendo desviadas para a Vila Nova.



Quando a Trans1000 deixou o Grupo JAL a nova administração na tentativa de reduzir custos, fundiu as duas linhas, colocando a linha de Mesquita para cobrir o itinerário da linha de Nilópolis e desativou essa última.




Assim como a Evanil, A Turismo Transmil também criou suas linhas para o Centro do Rio pela Via Light. Essas possuíam a mesma numeração das linhas para a Pavuna, alterando apenas o sufixo "I" pelo "B".



152I Nilópolis x Pavuna
152B Nilópolis x Central (Via Light)
651I Mesquita x Pavuna
651B Mesquita x Central (Via Light)




A Master chegou a operar em horarios de Turno Único a linha 152B Nilópolis x Central via Pavuna/Parque Columbia, mas a desativou junto com a 120B.





Tags : , , , ,

Um comentário:

  1. Essa linha Nilópolis-Pavuna integrada ao metrô, depois de uns anos, se tornou uma das coisas mais raras de se ver nas ruas. Nem sei se a mesma ainda circula atualmente...
    O que poderia se fazer, nesse caso, era criar um par de linhas circulares/abraçantes: Pavuna-Nilópolis (via Mesquita) e Pavuna-Nilópolis, com um itinerário mais curto e direto.

    ResponderExcluir

[2][iconeI][style-1][LEIA TAMBÉM][As mais lidas até o momento]

Total de visualizações de página


Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


Luxor Transportes e Turismo - A Gigante da Baixada Fluminense

A Luxor Transportes e Turismo foi uma empresa polêmica, que ao longo de sua trajetória desencadeou reviravoltas que mexeram estruturalmente ...

NOSSOS PARCEIROS