Viação Nossa Senhora da Penha - Nos subúrbios da Avenida Getúlio de Moura

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Fundada na década de 1950, é uma das empresas do Grupo Guanabara, um dos maiores conglomerados de empresas de transporte de passageiros do Brasil, fundado em 1968 também pelo empresário Jacob Barata na cidade do Rio de Janeiro.



Sua garagem está situada no bairro Presidente Juscelino em Mesquita.
A Mesma opera linhas intermunicipais ligando Nova Iguaçu, Nilópolis e Belford Roxo à bairros da Cidade do Rio de Janeiro.






Nos anos 80, já realizava a ligação com as linhas que partem de Nova Iguaçu com a Capital através das linhas 540 Ricardo de Albuquerque, 541 Cascadura e 543 Meier. Ainda nos anos 80, adquiriu a linha 551 Penha, oriunda da Viação São João Batista.


A Viação São João Batista surgiu em 1955. Sua frota era composta por 19 veículos nimerados em sequência de 1 a 19, chamando atenção para o veículo de número 12, que se tratava de um lotação com motor externo. Os demais, possuiam a carroceria Bons Amigos, com buzina a ar, no teto.




Os veículos do tipo rodoviário nas cores verde, amarelo e vermelho eram zero quilômetros, atendendo a população na extensão da Avenida Getúlio de Moura, Marechal Alencastro e nos bairros cariocas.





Inicialmente, a Viação São João Batista operava somente a linha 551L, que liga Nova Iguaçu ao bairro da Zona Norte do Rio com uma frota diversificada, sendo composta por Caio Gabriela e Metropolitanas encarroçado sob o chassi MBB OH 1313.

 


Sua garagem localizava-se na Rua Nilo Peçanha, avenida onde todas as empresas de Nova Iguaçu tinham garagem. A empresa transfere então sua sede para a Rua Capitão Teles, 78 em Nova Iguaçu. Já próximo ao seu encerramento, a empresa possuía em sua frota as carrocerias dos monoblocos mercedes-benz O-364 e Gabrielas.




Nos anos 80, já com sede na Avenida Governador Celso Peçanha, a empresa foi vendida em 1983 para a Expresso São Francisco, que a repassou em 1985 para Expresso Pégaso. Administrada pela Viação Nossa Senhora da Penha, houve uma troca de linhas.




A 551L Nova Iguaçu x Penha ficou com a Viação Nossa Senhora da Penha, que em troca, passou a sua linha 737L, na época Belford Roxo x Engenho de Dentro para a Expresso Pégaso.
A 737L  teve origem nos anos 60 com itinerário Mesquita-Engenho de Dentro, operada pela Viação São Jorge. Já nos anos 70, torna-se Belford Roxo x Engenho de Dentro, operada pela VNS. Penha.


Ciferal Alvorada da Expresso Pégaso no Viaduto de Mesquita - Foto: Mesquita Informe

A 737L, era operada com veículos da Expresso Pégaso, que absorveu o registro DETRO-RJ 198 da Viação São João Batista, mudando apenas o nome fantasia para a empresa que já operava linhas na Zona Oeste do Rio de Janeiro.






Como a sede da Expresso Pégaso ficava distante da área de operação, a administração da linha ficava por conta da Viação Nossa Senhora da Penha, que era operada pelos sócios da Auto Viação Jabour, na época emcampada. Na época a garagem da São João Batista localizada no bairro Cruzeiro do Sul ficava distante para controle e operação. 




A Viação Nossa Senhora da Penha, vendeu a garagem da Governador Celso Peçanha para a Transturismo Rio Minho. Para guardar os veículos da Expresso Pégaso, foi utilizada a garagem na Rua Capitão Teles, atualmente em posse do Grupo Mirante/ Vila Rica.
Atualmente a Transturismo Rio Minho utiliza como garagem de apoio, a antiga garagem da Viação Mirante no bairro K 11.





A linha 737L teve origem na Empreza São Jorge Ltda. Com sede em Nova Iguaçú, operava as linhas Engenho de Dentro x Mesquita e Nova Iguaçu x Meier.


Veículo da Empreza São Jorge acidentado em Quintino Bocaiuva quando operava na linha Eng de Dentro x Mesquita no dia 08 de dezembro de 1958 - Foto: Reprodução da internet

A empresa foi absorvida pela Viação Nossa Senhora da Penha, que ficou com a linha para o Meier e repassou a Engenho de Dentro para Expresso Pégaso.


No dia 28 de abril de 1959 a Empreza São Jorge se envolve em outro acidente. Dessa vez na Praça de Ricardo de Albuquerque. Enquanto operava a linha Mesquita x Engenho de Dentro, se chocou com um veículo da Viação Nossa Senhora da Penha, que operava a linha Nilópolis x Cascadura - Foto: Acervo José Gusmão

No final de 1983, a Viação Nossa Senhora da Penha começa a operar a linha 543L Nova Iguaçu x Méier via Engenho de Dentro, coincidindo com o itinerário da 737L entre Mesquita e o Engenho de Dentro.





Fichas dos ônibus da Empreza São Jorge - Foto: Fichas de Ônibus


Essa sobreposição fez com que a linha 737L fosse seccionada em Deodoro, tornando-se Belford Roxo x Deodoro.




Nos anos 90, consolida a sua área de atuação no eixo das avenidas Getúlio de Moura e Marechal Alencastro adquirindo e criando novas linhas, entre elas: 432L Nilópolis x Realengo da Feital Transportes e Turismo.



A linha ficou alguns anos inativa e foi reativada como 541L Nova Iguaçu x Bangu, como se fosse uma variante da linha de Cascadura.






A ligação com a Praça Seca teve origem também como Nilópolis, na época com o código 542L. Posteriormente esticada até Nova Iguaçu, recebeu o código 541L, até se tornar definitivamente a 546L.
O código 542L é reativado mais tarde, realizando a ligação Nilópolis x Cascadura, uma parcial da 541L.




A linha 544L é uma variação da linha 543L, seu itinerário pela antiga Avenida Suburbana atenende á uma grande área comercialmente desenvolvida.



Em 2014, com a intervenção total da Turismo Transmil, a Viação Nossa Senhora da Penha recebeu duas linhas com origem no município de Nova Iguaçu, ambas atendendo à sua área de atuação  já consolidada. As linhas 133B Nova Iguaçu Central via Deodoro e sua parcial, 479I Nova Iguaçu x Parada de Lucas.



Disposta a conquistar os clientes que prezam pelo conforto nas viagens para o Centro do Rio de Janeiro, a empresa Nossa Senhora da Penha reativou o serviço executivo de ônibus operando a linha 133 Nova Iguaçu x Central.




Desativada nos anos 90, a linha voltou a circular com a Viação Nossa Senhora da Penha. No dia 7 de abril de 2014, uma melhoria é oferecida pela empresa, que pôs em circulação 6 ônibus rodoviários, somando aos que se juntam à frota de ônibus urbanos da linha.



Montados sobre chassi Mercedes-Benz, os ônibus inauguram, na empresa, o serviço Confort Line e foram adquiridos zero quilômetro da encarroçadora Marcopolo, do Rio de Grande do Sul. Os seis veículos são do modelo Audace contavam com recursos como sistema de ar condicionado e som ambiente.

O serviço Confort Line durou por pouco tempo, sendo os veículos repassados para a Auto Viação Jabour. Os ônibus já vieram de fábrica com a identidade visual predominante compatível à do serviço executivo prestado pela Auto Viação Jabour, na cor azul.



Já sem o serviço executivo, a linha recebe outra novidade. Em 2017, a Viação Nossa Senhora da Penha estendeu seu itinerário da Rodoviária de Nova Iguaçu para a Vila Bandeirantes, bairro da região de Comendador Soares.




A novidade também não durou por muito tempo, o que levou os moradores a realizar um abaixo-assinado solicitando o retorno do serviço
 especial, que tinha como objetivo, facilitar a locomoção entre os bairros Vila Bandeirantes e Santa Eugênia com o Centro do Rio e bairros cariocas como Guadalupe e Coelho Neto através de uma ligação direta. 



Vale ressaltar que entre as décadas de 70 e 80, a Viação Rápido Brasileiro fazia o percurso Santa Eugênia x Central via Deodoro, com o itinerário igual ao da atual 133B.





No dia 17 de outubro de 2017, em busca de fidelizar e conquistar mais clientes, a empresa passou a oferecer uma integração com o custo de apenas uma passagem entre as suas linhas com origem em  Nova Iguaçu e a linha 737L Belford Roxo x Deodoro.
A oferta desse serviço ampliou a possibilidade de deslocamento com a maior oferta de linhas para destinos diversos.



A integração é realizada no ponto localizado em frente a garagem da empresa, localizado na Avenida Getúlio de Moura no bairro Presidente Juscelino, em Mesquita. No local fica um colaborador da empresa, orientando e conduzindo o passageiro até a linha desejada.




Confira abaixo as possibilidades de integração:

737L + 432L Belford Roxo x Bangu
737L + 541L Belford Roxo x Cascadura
737L + 544L Belford Roxo x Méier
737L + 546L Belford Roxo x Praça Seca
737L + 551L Belford Roxo x Penha
737L + 497I Belford Roxo x Parada de Lucas
737L + 540L Belford Roxo x Ricardo de Albuquerque







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