Você já ouviu falar na Comunidade Mooviter do Rio de Janeiro?

| Sem comentário
A Comunidade Mooviter é uma rede de voluntários altamente motivados que mapeiam informações do transporte público onde elas não estão facilmente disponíveis.


Embaixadores da Comunidade Mooviter RJ

Através do conhecimento e esforços incansáveis destes voluntários, os dados essenciais do transporte estão disponíveis para milhões de pessoas em todo o mundo, onde podem desfrutar de viagens mais tranquilas usando o transporte público.




Se você tiver interesse em fazer um impacto no cotidiano dos outros, então você pode se juntar à Comunidade Mooviter e usar o seu conhecimento local para ajudar a melhorar as informações disponíveis sobre o transporte público ou trazer o serviço para novos lugares do mundo.



Membros da Comunidade Mooviter em uma missão no município de Nilópolis
Há muitas formas de aderir à Comunidade Mooviter através do próprio aplicativo e através de outros canais. Ao notar informações que podem ser melhoradas no app, você pode contribuir na sua cidade se voluntariando através do botão Melhore sua cidade! dentro do menu do app ou através do site.


Foto: Interface do app Moovit

Caso você more em uma cidade ainda não atendida pelo Moovit, você pode fazer parte do esforço coletivo para trazer o serviço à sua cidade a partir da tela inicial do aplicativo, no menu Mapeie sua linha.

Conforme um Mooviter for acumulando pontos, ele é promovido de nível de edição. Quanto mais edições fizer, mais pontos recebe e mais rápido sobe de nível, se aprimorando cada vez mais na edição e no domínio do Editor Moovit, podendo se tornar um embaixador da comunidade e liderar o mapeamento e a atualização de dados.





O Moovit no Estado do Rio de Janeiro

No Estado do Rio de Janeiro, a comunidade se divide em 4 grandes projetos de mapeamento, atualização e manutenção de dados, sendo eles:


Angra dos Reis e Paraty;
Engloba as linhas municipais dos dois municípios e as intermunicipais que ligam esses à outras regiões.


Campos, Macaé e Região;
Engloba as linhas municipais das duas microrregiões, assim como as intermunicipais das regiões Norte e Noroeste.


Rio de Janeiro e Região;
Engloba todas as linhas municipais e intermunicipais das regiões Metropolitana, Serrana e dos Lagos, assim como as linhas intermunicipais que ligam a outras regiões do estado.


Volta Redonda, Barra Mansa e Região;
Engloba todas as linhas municipais e intermunicipais das mesorregiões do Médio Paraíba e Centro-Sul Fluminense, assim como as linhas intermunicipais que ligam a outras regiões do estado.












City Experts


O Programa City Experts foi criado para reunir membros da comunidade em e fortalecer os grupos locais ao criar oportunidades para encontros sociais entre pessoas com interesses em comum, num ambiente divertido e casual. Ao mesmo tempo em que se diverte, o grupo contribui ativamente com a conferência e melhoria das informações sobre o transporte na cidade para toda a população através do Moovit.


City Experts realizado em Nilópolis - RJ


Cada encontro do City Experts é uma combinação de uma missão de rua (conferência em pessoa das informações do transporte apresentadas no App) seguida de um lanche para que os participantes possam se reunir, celebrar as conquistas do dia, bater papo e conhecer os demais. Cada encontro do City Experts é liderado por organizadores locais da comunidade e duram de 3 a no máximo 4 horas incluindo a missão e o lanche.




A missão de rua é a parte do encontro em que os participantes contribuem com a coleta ou validação de informações relevantes ao transporte público. 


City Experts realizado no Centro do Rio de Janeiro

Alguns exemplos de missão:

- Tirar fotos das paradas e estações (incluindo as entradas) através do aplicativo;

- Conferir localização, nomes e códigos das paradas e entradas de estações;

- Conferir as linhas que passam por certas paradas (em locais onde a lista com as linhas por parada possa ser encontrada, para conferir a validade da informação do aplicativo);

- Conferir as linhas mais populares para verificar traçado e sequência de pontos.






Os Embaixadores da Comunidade Mooviter

Os Embaixadores da Comunidade do Moovit são voluntários que assumem um papel de liderança na criação e manutenção de informações precisas sobre o transporte público de suas cidades em benefício da população.


O Programa de Embaixadores da Comunidade do Moovit é uma oportunidade para voluntários ao redor do mundo que desejam atuar como líderes nas suas comunidades, ajudando na criação e manutenção das informações sobre o transporte público, que de outra forma estariam indisponíveis ao público.





IV Encontro Nacional de Embaixadores do Moovit na sede da Via Quatro - SP



Dentre as atribuições dos embaixadores estão:


  • Liderar o mapeamento das linhas de transporte na sua cidade usando o Editor de linhas do Moovit;
  • Instruir e moderar novos editores na sua Comunidade;
  • Representar sua Comunidade;
  • Testar o aplicativo e aperfeiçoar os dados de acordo;
  • Organizar eventos sociais para a Comunidade local, como encontros e hangouts;
  • Participar de Comunicados de Imprensa e eventos de imprensa coordenados pelo Moovit;
  • Auxiliar ou coordenar projetos de mídia social para a Comunidade em sua área;
  • Fazer a moderação das edições feitas por outros editores sempre que necessário;







      Editor da Comunidade Mooviter - Foto: Moovit


      • Traduzir o Editor de linhas do Moovit para o seu idioma, ou recomendar um outro membro da Comunidade para traduzir;
      • Manter e atualizar as linhas, sempre que as informações sobre alterações nos serviços se tornem disponíveis, o quanto antes;
      • Decidir e liderar a expansão e melhoria dos serviços no aplicativo, por exemplo adicionando as linhas noturnas da cidade ou as linhas da área metropolitana;
      • Auxiliar na solução de quaisquer questões sobre o mapeamento;
      • Requisitar atualizações no aplicativo com os dados atualizados sempre que necessário;
      • Sugerir melhorias para a exibição correta das informações no aplicativo;
      • Aumentar as responsabilidades geográficas, tornando-se um Embaixador Regional da Comunidade, indo além da cidade de origem.


      Embaixadores da Comunidade Mooviter RJ visitaram o Centro de Manutenção da Concessionária Metrô Rio

      Os Embaixadores podem também criar alertas de serviço para o aplicativo através do Editor. Esses alertas de serviço são exibidos no aplicativo para informar os usuários sobre irregularidades no serviço.




      Ficou interessado? Então junte-se à Comunidade Mooviter e ajude a mapear a sua cidade clicando aqui.
      Tags : ,

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      [2][iconeI][style-1][LEIA TAMBÉM][As mais lidas até o momento]

      Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

      Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


      Mobilidade nas Ruas: Distrito de Santo Aleixo (Magé)

      O Distrito de Santo Aleixo localiza-se no extremo norte do município de Magé, junto às divisas de Petrópolis e Guapimirim; distanciando-se n...

      NOSSOS PARCEIROS