Viação Oeste Ocidental

| Sem comentário
Criada em 1995, a empresa se origina de acontecimentos que remontam à década passada. Conta-se que a intervenção realizada pelo governo fluminense deixou a Oriental à deriva, o que culminou na entrada da Amigos Unidos após 1988.




Anos depois, a TAU cria sua própria companhia e se retira da Oriental. Pode­se dizer que as crises, as alterações operacionais e os solavancos fazem parte da história da Ocidental.

A Ocidental foi criada a partir da cisão que correspondia a parte das ações que pertencia a Transportes Amigos Unidos na sociedade da Transportes Oriental, ficando a Ocidental com a maioria das linhas.




A garagem e sede da empresa ficou no mesmo endereço, sendo apenas desmembrada uma parte menor para a Oriental. A Ocidental original tinha área de atuação muito bem definida.



O grupo TAU se fortaleceu a partir de 2000, quando passou a administrar também a Viação Santa Sofia. Entretanto, com o decorrer do tempo o grupo TAU foi deixando desassistidas as suas afiliadas, acarretando a falência da Transportes Mosa do RJ e da empresa Santa Rita de Itaguaí, além do sucateamento (quase falência) da Santa Sofia e o inchamento da Ocidental (a empresa absorveu grande quantidade de linhas, e não deu conta sequer de suas linhas originais).




Logo após a cisão, faziam parte da empresa as seguintes linhas: 

301 ­ Pça. XV x Deodoro
389 ­ Tiradentes x Vila Aliança
396 ­ Tiradentes x Bairro Jabour
397 ­ Tiradentes x Campo Grande
689 ­ Méier x Campo Grande
784 ­ Mal. Hermes x Vila Kennedy
811 ­ Bangu x Vila Kennedy
812 ­ Bangu x Guandu
813 ­ Bangu x Catiri
817 ­ Campo Grande x Fazenda Botafogo (parcial da 397)
819 ­ Bangu x Jardim Bangu.



Noves fora a 301, a 784, as linhas circulares de Bangu e a 389, as outras linhas passavam pelo lado "ocidental" da linha férrea, ao oeste. Nesta primeira fase, entre 95 e 99, as renovações de frota eram bem­dosadas e variadas. Havia Scania para as linhas pesadas, Alpha para a 689 e Millenium para a dupla dinâmica 397/689.




Em 98, a empresa assume o transporte do parque temático Terra Encantada, local que nunca atendeu à proposta inicial. A Ocidental começa a crescer ­ ou inchar ­ em 1999. Ela assume grande fatia da Santa Sofia, composta das seguintes linhas e 60 ônibus:

857 ­ Campo Grande x Sete de Abril
858 ­ Campo Grande x Santa Cruz via Cesário de Melo
859 ­ Campo Grande x Base Aérea de Santa Cruz 860 ­ Pedra de Guaratiba x Conjunto Manguariba 861 ­ Reta do Rio Grande x Cesarão
862 ­ Urucânia x Conjunto João XXIII
863 ­ Conjunto São Fernando x Cesarão
881 ­ Campo Grande x Vilar Carioca
886 ­ Santa Cruz x Jesuítas
892 ­ Santa Cruz x São Benedito.


Como podemos ver, a empresa ficou responsável pelo transporte interno de Santa Cruz, junto com boa parte das linhas da Cesário de Melo. O repasse ampliou a Ocidental, mas a colocou numa região onde o alternativo já mostrava certa pujança. Sintomaticamente, a única linha operada com muitos carros era a 858.

Após assumir um naco da Santa Sofia e fazer uma renovação expressiva em 2000 (mais de 60 ônibus 0km, entre Viale 1721 e Senior 814), a Ocidental pega mais três linhas da falida Mosa.




A operação fez parte de um serviço emergencial iniciado em março de 2002:

340 ­ Vila Kosmos x Pça. XV via Rua Uranos e Praça Mauá
345 ­ Vila Kosmos x Pça. XV rápido/ via Av. Meriti e Lucas
346 ­ Vila Kosmos x Pça. XV via São Cristóvão, Leopoldina e Pres. Vargas


Pode­-se elogiar a empresa por ter ressuscitado três linhas que estavam à beira da morte, mas a operação prolongada podia trazer ­ e trouxe ­ problemas para a estrutura da Ocidental. Os recursos que poderiam ser usados nas linhas mais problemáticas da Zona Oeste foram aplicados em trajetos que não tinham relação com a empresa.

Após um tempo, o trio 340, 345 e 346 voltou a ter as mesmas condições da época da Mosa. O último surto de crescimento ocorre quando a Ocidental já demonstra certo inchaço. No início de 2006, a Santa Sofia repassa mais linhas e forma o quarto setor de sua irmã:

786 ­ Mal. Hermes x Campo Grande
828 ­ Augusto Vasconcelos x São Jorge
846 ­ Campo Grande x Rio da Prata
847 ­ Campo Grande x Rio da Prata
848 ­ Campo Grande x Monte Santo
S027 ­ Mal. Hermes x Urucânia



Junto com as linhas, chegou uma remessa de Svelto 1418 micrão, a última compra de veículos novos da Ocidental. Entretanto, o ponto fraco da empresa se acentua: a excessiva quantidade de linhas, com perfis muito diferenciados. A 858 tem necessidades diferentes da 689, que não complementa a 345, que por sua vez faz um caminho completamente diferente da 397.



A antiga Auto Diesel também passou por tal problema, resolvido com as cisões entre 94 e 95. A situação da Ocidental piorou a olhos vistos entre 2006 e 2009, com a nítida piora da frota. Os Viale e Turquesa, que eram ônibus um pouco velhos mas adequados, passaram a quebrar constantemente, reduzindo a quantidade de veículos na rua e prejudicando a operação de diversas linhas.



A situação, que contou com lances pitorescos como o recebimento de Cidade I 98, se modifica com o pool estabelecido pela SMTU. Linhas como 389, 396 e 784 vão para empresas como Bangu, Campo Grande e Andorinha, enquanto a 397 é dividida com a Amigos Unidos.



Em maio de 2009, a empresa sofreu intervenção da Prefeitura do Rio e do Ministério Público diante de centenas de denúncias sobre o péssimo serviço prestado à população da Zona Oeste. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Transportes decidiu distribuir parte das suas linhas a outras empresas da região.



Em Setembro de 2009 a empresa teve sua garagem lacrada pelo Mininstério Público pela falta de manutenção/conservação e comprometimento da segurança de seus veículos, sendo apenas 40 de 180 veículos liberados para circulação.

Em 04/01/2010 a empresa entrou em processo de cassação de suas linhas pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Em março do mesmo ano, a SMTR indeferiu o pedido da Ocidental para reintegração de suas linhas embargadas, o mesmo ocorrendo com sua empresa originária, a tradicional, Transportes Oriental.



Em 2010, a empresa deixou de operar, não tendo sido incluída em nenhum dos consórcios que se formaram naquele ano. A empresa encerrou suas atividades no dia 29/10/2010.

Em dezembro de 2012, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro reconheceu que a Rio Rotas não poderia ser considerada sucessora da Ocidental.



Em 12/09/2013 a antiga garagem da empresa sofreu o principio de incêndio, atingindo 20 ônibus que estavam estacionados no local.


Incêndio atinge empresa de ônibus em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio - Foto: Reprodução/ TV Globo



Referências Bibliográficas

resgatando Memórias, Chopp Duplo, Mais Ônibus, Jornal O Globo, Ônibus Brasil, Cia de Ônibus, SMTU.
Tags :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[2][iconeI][style-1][LEIA TAMBÉM][As mais lidas até o momento]

Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


Mobilidade nas Ruas: Distrito de Santo Aleixo (Magé)

O Distrito de Santo Aleixo localiza-se no extremo norte do município de Magé, junto às divisas de Petrópolis e Guapimirim; distanciando-se n...

NOSSOS PARCEIROS