Corredores Cariocas: Troncais e Integradas

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As linhas de transporte público podem ser definidas de acordo com o traçado ou a função.



Conforme o traçado, as linhas de transporte público urbano podem ser classificadas nos seguintes principais tipos:

Os diversos tipos de linha de acordo com o traçado
• Radial

Linha que liga a zona central (onde, em geral, há grande concentração de atividades comerciais e de prestação de serviços) à outra região da cidade (onde se localizam um ou mais bairros).

Exemplo: 315 Recreio x Central via Linha Amarela


• Diametral

Linha que conecta duas regiões opostas, passando pela zona central.
o tempo das viagens

Exemplo: 455 Meier x Copacabana


• Circular

Linha que liga várias regiões da cidade, formando um circuito fechado como se fosse um círculo e, no caso mais comum, com a zona central localizada mais ou menos no centro do círculo. Algumas vezes se utilizam linhas circulares passando pela área central. Em geral, são utilizados pares de linhas circulares girando em sentidos opostos, para reduzir a distância e diretas um ou mais pólos de atração importantes.

Exemplos:

741 Bangu x Barata via Murundu
743 Bangu x Barata via Água Branca


• Inter-bairros

Linha que liga duas ou mais regiões da cidade sem passar pela zona central, com o objetivo de atender com viagens
pólos de atração importantes

Exemplo: 639 Jardim América x Saens Peña




• Local

Linha cujo percurso se encontra totalmente dentro de uma região da cidade (onde se localizam um ou mais bairros), também com o objetivo de atender com viagens diretas a um ou mais.

Exemplo: 935 Ribeira x Portuguesa



Segundo a função

De acordo com a função, as linhas de transporte público urbano podem ser classificadas como:


• Convencional

Linha que executa simultaneamente as funções de captação dos usuários na região de origem, transporte da origem até o destino e distribuição na região de destino.
transporte de uma região à outra da cidade

Exemplo: 393 Bangu x Candelária




• Troncal

Linha que opera num corredor onde há grande concentração de demanda, com a função principal de realizar o
distribuição da demanda

Exemplo: 399 Pavuna x Passeio


• Alimentadora

Linha que opera recolhendo usuários numa determinada região da cidade e deixando-os numa estação (terminal) de uma linha troncal, e, também, pegando usuários na estação (terminal) da linha troncal e distribuindo-os na região que atende. Tem, portanto, a função principal de captação e distribuição.

Exemplo: 847 Rio da Prata x Campo Grande via Lameirão


• Expressa

Linha que opera com poucas ou nenhuma parada intermediária para aumentar a velocidade operacional, reduzindo, assim, o tempo de viagem. Também é comum o emprego do termo semi-expressa para designar as linhas com poucas paradas intermediárias.

Exemplo: SR363 Vila Valqueire x Candelária


• Especial

Funcionam apenas em determinados horários (normalmente nos horários de pico) ou quando ocorrem eventos.

Exemplo: 445 Morro do Alemão x Copacabana


• Seletiva

Linha que realiza um serviço complementar ao transporte coletivo convencional, com preço maior e melhor qualidade para atrair usuários do automóvel. É o caso, por exemplo, dos ônibus ou microônibus denominados executivos, que só transportam pessoas sentadas ligando uma região da cidade à zona central, estação de trem, aeroporto, etc.

Exemplo: 2338 Campo Grande x Castelo via Magarça



Corredor de transporte público e linha troncal

Nas grandes cidades, a geometria e a hierarquia do sistema viário e a forma de ocupação e uso do solo podem levar à superposição de linhas convencionais independentes de ônibus em trechos das vias mais importantes de maior capacidade. Esses trechos são denominados de "corredores de transporte público" ou, no caso do transporte por ônibus, de "corredores de ônibus".

Sistema com linhas independentes operando em corredores.
Em muitas cidades grandes, ao longo dos corredores são implantadas linhas de transporte público com modos de maior capacidade e velocidade (metrô, pré-metrô, ônibus articulado ou bi-articulado em faixas segregadas ou exclusivas, etc.).

Essas linhas são denominadas de linhas troncais.
As linhas troncais são, em geral, conectadas em diversas estações (terminais) a linhas chamadas de alimentadoras, operadas com ônibus comum ou microônibus, que fazem a coleta e a distribuição dos passageiros nas regiões vizinhas à linha troncal.
Sistema com linha troncal e alimentadoras.
No sistema tronco-alimentado, mesmo as viagens com origem ou destino na região central necessitam, em grande parte, de transbordo, o que não ocorre no sistema de linhas independentes operando em corredores. Contudo, a concentração da demanda na linha troncal viabiliza a utilização de sistemas com maior capacidade, velocidade e comodidade, compensando, em geral com grande vantagem, o inconveniente dos transbordos.



Racionalização e criação de linhas troncais na ligação entre a Zona Sul com o Centro e Zona Oeste


Troncalização - Parte 1

Com o objetivo de acabar com a sobreposição de linhas de ônibus na cidade do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), iniciou no dia 3 de outubro de 2015 a primeira fase da racionalização da frota de ônibus na Zona Sul.




O projeto, previa a redução de 35% da frota, tudo para reorganizar o trânsito, aumentar a sua fluidez e também o desempenho dos corredores BRS (Bus Rapid Service) em 30%. Dentro do planejamento, estatava prevista também a extinção de 11 linhas e a criação de outras quatro.

Dependendo do itinerário do passageiro, é necessário fazer baldeação e os dois pontos principais de integração são no Rio Sul e na Central do Brasil.

As linhas diametrais que circulam pelos túneis Rebouças e Santa Bárbara foram mantidas nessa primeira etapa, assim como as da Zona Oeste, que passam pelo Alto da Boa Vista e pela Linha Amarela, possibilitando a ligação direta entre as zonas Norte e Sul, e Barra da Tijuca e Centro.


Ligação Troncal  - Centro x Zona Sul

No dia 11 de outubro, cinco linhas que trafegavam pela Zona Sul foram extintas:

120 Central x Prado Júnior
121 Central x Copacabana
122 Central x Prado Júnior via Tiradentes
125 Central x General Osório via Aterro do Flamengo
129 Rodoviária x Praia de Botafogo via Túnel Santa Bárbara.



Como opção aos usuários das linhas 120,121,122 e 125, foi implantada a linha Troncal 1 fazendo a ligação entre a Praça General Osório, em Ipanema, e a Central do Brasil, no Centro.

Para os que utilizam a 129, a opção era viajar na linha 126 Rodoviária x Copacabana.


Ligação Troncal Zona Oeste x Zona Sul

Ainda no mês de outubro, foram racionadas algumas linhas que oriundas da Zona Oeste, iam em direção ao Centro da cidade passando pela Zona Sul. As linhas extintas nessa fase foram:



305 Rodoviária x Barra da Tijuca via Túnel Rebouças
314 Central x Barra da Tijuca via Copacabana/Av. das Américas
318 Barra Sul x Castelo
332 Alvorada x Castelo via Av. Lucio Costa
360 Carioca x Recreio dos Bandeirantes
382 Carioca x Piabas via Av. Benvindo de Novaes
501 Barra da Tijuca x Gávea via Av. das Américas
502 Recreio x Gávea via Av. das Américas
504 Piabas x Gávea via Av. Benvindo de Novaes
505 Recreio dos Bandeirantes x Gávea
535 Alvorada x Leme via Av. Niemeyer/Copacabana.

No lugar delas, foram criadas quatro linhas troncais denominadas de INTEGRADAS, todas cobrindo o maior trecho semelhante e tendo como destino final o bairro de Botafogo.



As linhas criadas foram:

Integrada 1 Alvorada x Rio Sul via Avenida das Américas

Linhas substituídas:
305 Rodoviária x Barra da Tijuca via Túnel Rebouças
314 Central x Barra da Tijuca via Copacabana/Av. das Américas
501 Barra da Tijuca x Gávea via Av. das Américas




Integrada 2 Alvorada x Rio Sul via Av. Lúcio Costa/Av. Niemeyer


Linhas substituídas:
332 Alvorada x Castelo via Av. Lucio Costa
535 Alvorada x Leme via Av. Niemeyer/Copacabana.


Integrada 8 recreio x Rio Sul via Av. das Américas/Lago-Barra

Linhas substituídas:
318 Barra Sul x Castelo
360 Carioca x Recreio dos Bandeirantes
502 Recreio x Gávea via Av. das Américas
505 Recreio dos Bandeirantes x Gávea


Integrada 9 Piabas x Rio Sul via Av. das Américas/Lagoa-Barra

Linhas substituídas:
382 Carioca x Piabas via Av. Benvindo de Novaes
504 Piabas x Gávea via Av. Benvindo de Novaes


Como opção na ligação direta ao Centro, foram mantidas as linhas que seguem pela Via Expressa Governador Carlos Lacerda (Linha Amarela). Aqueles que preferirem passar pela Orla devem desembarcar em Botafogo e seguir viagem la linha Troncal 1.


Troncalização - Parte 2


Ainda em outubro de 2015, no dia 24 uma nova fase entrou em vigor. Mais duas linhas troncais com corredor viário no Aterro do Flamengo e Av. Nossa Senhora de Copacabana.



Com essa mudança, foram extintas as linhas:

123 Jardim de Alah x Rodoviária via Aterro do Flamengo
127 Rodoviária x Copacabana via Aterro do Flamengo
132 Central x Leblon via Aterro do Flamengo
177 São Conrado x Central via Aterro do Flamengo




A 123 se tornou a TRONCAL 3, as demais foram substituídas pela TRONCAL 4 São Conrado x Rodoviária via Aterro do Flamengo.


Ainda nessa fase, algumas linhas diametrais, radiais e locais sofreram alterações em seus trajetos, sendo algumas encurtadas para reduzir o tráfego local e outras para possibilitar a integração com as linhas troncais. Algumas linhas com trajeto sobreposto foram extintas, ficando como opção a linha que cobre o maior percurso.


As linhas alteradas foram:


Linhas locais:

Aterior: 011 Fátima x Rodoviária Novo Rio
Alteração: 011 Rodoviária x Cinelândia

Anterior: 503 Alto Leblon x Ipanema
Alteração: 503 Alto Leblon x Gávea


Linha Radial:

Anterior: 124 Jardim Botânico x Central
Alteração: 509 Horto x Jardim de Alah


Linhas Diametrais:

Anterior: 456 Norte Shopping x General Osório
Alteração: 456 Norte Shopping x Siqueira Campos

Anterior: 457 Abolição x General Osório
Alteração: 457 Abolição x Siqueira Campos

Anterior: 483 Penha x Copacabana
Alteração: 483 Penha x Siqueira Campos



Anterior: 485 Penha x General Osório
Alteração: 485 Penha x Siqueira Campos

Anterior: 486 General Osório x Fundão
Alteração: 486 Siqueira Campos x Fundão


As linhas substituídas foram:


Linha: 420 Vila Isabel x Praia de Botafogo via T. Sta. Bárbara
Opção: 432 Vila Isabel x Leblon via T. Sta. Bárbara

Linha: 421 Vila Isabel x Prado Júnior
Opção: 433 Vila Isabel x Gávea via Copacabana

Linha: 423 Grajaú x Real Grandeza
Opção: 434 Grajaú x Leblon

Linha: 425 Grajaú x Real Grandeza via T. Sta. Bárbara
Opção: 435 Grajaú x Gávea via T. Sta. Bárbara



Troncalização - Parte 3


em novembro de 2015 entrou em vigor mais uma etapa da troncalização e racionalização de linhas na Zona Sul Carioca. Nessa fase as além da extinsão, algumas linhas tiveram seus trajetos encurtados e alterados para melhor mobilidade e integração com as troncais já existentes e com a TRONCAL 2, criada nessa fase.

As linhas extintas nessa fase foram:

119 Copacabana x Candelária
190 Rodoviária x Leme
136 Rodoviária x Copacabana via Leopoldina
154 Central x Ipanema



As linhas foram substituídas pela TRONCAL 2 General Osório x Rodoviária via Aterro do Flamengo.







As linhas alteradas nessa fase foram:


Aterior: 433 Vila Isabel x Gávea via Copacabana
Alteração: 433 Vila Isabel x Praia de Botafogo via Lapa

Anterior: 464 Maracanã x Leblon
Alterada: 464 Maracanã x Praia de Botafogo via Lapa

Anterior: 472 Triagem x Leme via Praça XV
Alterada: 472 Triagem x Leme via Túnel Velho



Anterior: 473 São Januário x Lido via Túnel Rebouças
Alterada: 473 São Januário x Siqueira Campos via Túnel Rebouças



Troncalização - Parte 4


No dia 28 de novembro de 2015 iniciou-se a operação das linhas Troncal 6 e Integrada 6.

As linhas substituídas com a criação dessas foras:

126 Rodoviária x Copacabana
128 Rodoviária x Gávea
155 Central x Ipanema
354 Cidade de Deus x Praça XV




As linhas radiais que seguiam pelo Túnel Santa Bárbara foram substituídas pela linha TRONCAL 6 que faz o trajeto Jardim de Alah x Rodoviária via Túnel Santa Bárbara.

A linha radial 354 foi substituída pela integrada 6 que faz o trajeto General Osório x Cidade de Deus via Itanhangá.


Troncalização - Parte 5

No dia 9 de janeiro, entram em circulação as novas linhas:

TRONCAL 5 Alto Gávea X Central Via Praia de Botafogo
TRONCAL 9 São Conrado X Central – via Jd. Botânico/Túnel Santa Bárbara
TRONCAL 10 General Osório X Cruz Vermelha via Jd. Botânico/Lapa
112 Alto Gávea X Rodoviária via Túnel Rebouças


As linhas acima substituem outras sete que foram extintas no mesmo dia:

143 Central x Gávea via Joquei
161 Lapa x Leblon via Copacabana
162 Lapa x Leblon via Jóquei
170 Rodoviária x Gávea via Joquei
172 Central x São Conrado via Túnel Santa Barbara
173 Rodoviária x Leblon via Túnel Santa Barabra/Joquei
178 Rodoviária x São Conrado via Aterro do Flamengo/Joquei

Foto: Reprodução da internet

No mesmo mês, a linha 474 Jacaré x Jardim de Alah foi modificada, passando a fazer ligação direta entre as zonas Norte e Sul pelo Túnel Santa Bárbara, e tendo como trajeto Jacaré x Copacabana.

Os passageiros que usavam a 474 com destino ao Centro passaram a ter como opção a linha 275 Meier x Castelo, que ocupou o lugar da linha 475 Meier x Lido, que teve seu itinerário encurtado.


Outra linha que teve o itinerário seccionado foi a 484, que também deixou de seguir até Copacabana e teve seu trajeto encurtado na Candelária, no Centro, passando a ser a linha 284 Olaria x Candelária. Os passageiros que utilizavam essa linha com destino à Zona Sul devem fazer a integração com a Troncal 1 General Osório x Central via Aterro do Flamengo

Já quem quiser ir direto para a Zona Sul sem transbordo tem como opção a linha 483 Penha x Copacabana, que faz a ligação direta entre as zonas Norte e Sul pelo Túnel Santa Bárbara.

A linha 413, que seguia da Tijuca até o Jardim de Alah, também foi seccionada no Castelo, passando a ser a linha 213 Muda x Castelo.




Para seguir pela Zona Sul, a opção é integrar com as troncais 1, 3 e 4 nas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco. Para viagens diretas, sem baldeação, os passageiros contam com a linha 426 Usina x Jardim de Alah.


Troncalização - Parte 6


No dia 20 de janeiro de 2016 outras cinco linhas foram suprimidas da Zona Sul, dando lugar às linhas Troncal 7, Troncal 8 e 517.




As linhas radiais extintas foram:

157 Gávea x Central
180 Cosme Velho x Central
183 Laranjeiras x Central
184 Laranjeiras x Central
405 Ramos x Cosme Velho

Em seu lugar, entraram em circulação as linhas:

Troncal 7 Central x Cosme Velho
Troncal 8 Cosme Velho x Carioca
517 Gávea x Botafogo

A linha 580 Largo do Machado x Cosme Velho teve o trajeto alterado, passando pela rua General Glicério, em Laranjeiras.




Troncalização - Parte 7

No dia 23 de janeiro de 2016 entrou em operação a linha integrada 3.

Nessa fase, foram extintas as linhas:


317 Central x Alvorada via Túnel Santa Bárbara
957 Maré x Alvorada via Botafogo/Av. Sernambetiba



A linha 309 Central x Alvorada via Jd. Botânico/Av. Sernambetiba chegou a ter seu trajeto encurtado para Castelo x Alvorada mas voltou a fazer o trajeto integral.



Já a linha 548 Alvorada-Metrô de Botafogo, que passa pela Avenida das Américas e pelo Jardim Botânico, mudou de nome, dando origem a Integrada 3.


Troncalização - Ajustes


No dia 21 de fevereiro houvera mudanças de roteiro em linhas que trafegam por Laranjeiras e Cosme Velho.

Uma das mudanças foi o seccionamento da linha 157 Central x Gávea que passo a operar apenas o trecho Gávea x Metrô de Botafogo. Para complementar a viagem, o passageiro deve embarcar na linha TRONCAL 5 Gávea x Central, que segue pela Praia do Flamengo, ou TROONCAL 9 São Conrado x Central, que vai pelo Túnel Santa Bárbara, ambas com baldeação ao longo da Voluntários da Pátria.



A linha 184, que fazia o trajeto enre a Rua General Glicério e a Central, passando pelo Catete, foi extinta, podendo ser substituída entre Laranjeiras e o Largo do Machado, pela linha 580.
Entre o Largo do Machado e a Candelária, a opção que restou foram as linhas 401, 422 e 498.



A linha 580, por sua vez, para atender ao buraco criado pelo fim da 184, passou a sair, não mais do Cosme Velho, mas da Rua General Cristóvão Barcelos, para acessar a Rua General Glicério. Enquanto isso, em outros pontos da cidade, pessoas tem que caminhar muito mais para cobrir linhas extintas. 


No dia 5 de março, outras linhas são alteradas para ajustar o plano de racionalização na Zona Sul da cidade. Foram alteradas as linhas:


Anterior: 422 Grajaú x Cosme Velho
Alteração: 422 Grajaú x Pça Tiradentes

Anterior: 497 Penha x Cosme Velho
Alteração: 497 Penha x Pça Tiradentes

Anterior: 498 Circular da Penha x Cosme Velho
Alteração: Circular da Penha x Pça Tiradentes




No dia 11 de março de 2016 foram realizados algusn ajustes de roteiros nas linhas alteradas anteriormente.

A linha TRONCAL 10 que antes, havia sido encurtada de Copacabana para General Osório foi novamente encurtada, dessa vez para o Jardim de Alah  e foi desviada, não passando mais pelo Largo do Machado e na Rua Bento Lisboa.



Por outro lado, as linhas 433, 464, 497 e 517 foram “desencurtadas”, porém, ainda menores que o trajeto original.

A linha 517, por exemplo, era 157 e mudou de número porque, pelo critério, linhas que fazem ponto final na Zona Sul devem entrar na centena 500. Porém, ela voltou a trafegar no centro, somente até o Castelo, mas mantendo a numeração da centena 500.

Houve também a extensão da linha TRONCAL 2 da Praça General Osório para o Jardim de Alah e a criação da linha SV455 Méier x Copacabana via Rebouças.





Referências Bibliográficas

Rio Ônibus, Diário dos Transportes, Jornal Extra, Jornal O Dia, Cia de Ônibus, Jornal O Globo, Rádio Globo, Ônibus Brasil, Transporte Público Urbano
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