Vereador propõe lei para inibir assalto à ônibus em Maricá

| 1 Comentário
O PL numero 1688/17, chamado de projeto do “botão de socorro”, obriga empresas de ônibus que tenham concessão do município a instalarem um botão, ou outro dispositivo, para alertar sobre crimes que ocorram no coletivo.


Preocupado com crescente numero de roubos a passageiros nas linhas que fazem o trajeto intermunicipal, o vereador Ricardinho Netuno (PEN) protocolou no último dia 3, um projeto de lei que busca dar mais segurança ao passageiro.

Segundo consta no projeto de lei, o botão é instalado dentro do veículo e deverá ser acionado de 4 maneiras – motorista, cobrador, passageiros e câmeras. Após acionado, deverá constar no painel exterior a mensagem “SOCORRO ASSALTO – LIGUE 190”.

“O Instituto de Segurança Pública registou que em 2016 o número de roubos e furtos em ônibus urbanos foi de 13.828, numero 80% maior que em 2015. A sensação de insegurança no transporte público é enorme. Esse projeto é importante porque tem o intuito de inibir a ação dos meliantes”, explica o vereador Ricardinho Netuno.

Além do botão de socorro, também será obrigatório a fixação do aviso “este veículo possui alerta visual de assalto, que é acionado independente de qualquer ação”, na porta do ônibus.

Como justificativa para a lei, Ricardinho Netuno ressalta a melhoria na qualidade do serviço de transporte público, tornando-o mais seguro. Ele lembra ainda, que o “botão de socorro” emitindo o alerta para quem está próximo, torna a abordagem das autoridades de segurança mais ágil e eficiente.
Tags :

Um comentário:

[2][iconeI][style-1][LEIA TAMBÉM][As mais lidas até o momento]

Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


Mobilidade nas Ruas: Distrito de Santo Aleixo (Magé)

O Distrito de Santo Aleixo localiza-se no extremo norte do município de Magé, junto às divisas de Petrópolis e Guapimirim; distanciando-se n...

Outras Matérias

NOSSOS PARCEIROS