Novos desvios no Corredor Transbrasil

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Desde o dia o 30 de abril foi implantada nova frente de obras na Avenida Brasil, que ocupa totalmente a pista central, sentido Zona Oeste (as quatro faixas), entre as passarelas 14 e 17 , de Ramos até a Penha (próximo a Cordovil). As interdições são para obras da Transbrasil.


O trecho de bloqueio foi adicionado ao que estava interditado desde o dia 15 de abril, na altura de Ramos, totalizando um fechamento de cerca de 4 km de extensão, entre as passarelas 12 e 17.




De acordo com a CET-Rio, com a nova interdição, são esperados reflexos nas Rodovias Washington Luiz (BR-040) e Presidente Dutra (BR-116). No pico da manhã, as retenções na W. Luiz podem chegar na altura de Duque de Caxias. Na Avenida Brasil, pode haver congestionamento a partir de Irajá, afetando o acesso à via, a partir da Dutra. Para minimizar os impactos, a pista central, sentido Centro, opera em mão-dupla no trecho da obra. Ou seja, há duas faixas em cada sentido. Lembrando que, caminhões e carretas são proibidos de utilizar a pista central no trecho da obra. As pistas laterais seguem com o funcionamento normal, em ambos os sentidos.


Devido ao aumento da área bloqueada, a operação de trânsito fica reforçada. No novo trecho de bloqueio, foi implementada sinalização específica, para orientar e alertar os motoristas, e oito painéis de mensagens variáveis (PMVs) estão posicionados estrategicamente com a mesma finalidade. Além disso, 52 câmeras de monitoramento e seis reboques são utilizados.
Na operação de tráfego, atuam 65 operadores, distribuídos ao longo do dia. A Linha Vermelha teve aumento de um reboque para essa nova fase.



Bloqueios noturnos também na altura de Irajá


Desde o dia 2 de maio, são realizadas diariamente interdições na altura de Irajá, para o lançamento de uma superestrutura no Viaduto das Margaridas. Os fechamentos ocorrem em todas as madrugadas, das 22h30 às 4h30 do dia seguinte, em um período de dois meses. A intervenção ocorre na pista central, no sentido Zona Oeste. Os veículos serão desviados para a pista lateral, na agulha em frente à Avenida Meriti. 


Além disso, desde o dia 6 de maio (sábado), ônibus que estiverem trafegando em direção à Rodovia Washington Luiz passaram a utilizar a Avenida Guanabara, via em frente ao Mercado São Sebastião, para acessar a rodovia, reduzindo o fluxo veicular na Avenida Brasil, no trecho da obra.





AGULHAS ENTRE AS PISTAS

Nesta nova etapa de obras, duas agulhas da Avenida Brasil ficam bloqueadas, uma da pista lateral para central e outra da central para lateral, no sentido Deodoro. Em contrapartida, foram abertas duas novas agulhas entre as passarelas 16 e a 17, uma em cada sentido. Em direção à Zona Oeste, foi aberta a agulha da pista lateral para a central logo após o trecho interditado. Já a agulha sentido Centro liga a pista central a lateral antes do estreitamento, devido à inversão de sentido das duas faixas.

No dia 19 de abril, foram criadas duas novas agulhas na Avenida Brasil, ligando a pista lateral à central, sentido Centro, uma na altura de Ramos, próximo à Borgauto, e a outra no trecho de Bonsucesso, antes da saída da Linha Amarela.


OUTRAS MEDIDAS: como fica o acesso à Penha?

O acesso ao Viaduto Lobo Junior, para veículos que seguem no sentido Zona Oeste, é feito normalmente para os motoristas que estiveram na pista lateral. Já para quem for seguir para o viaduto pela pista central, foi construído um acesso no trecho de mão-dupla, que permitirá o acesso ao Viaduto Lobo Junior, na Penha.


PONTO DE ÔNIBUS

O ponto de ônibus na altura da passarela 15, sentido Deodoro, recebeu ajustes geométricos, com a finalidade de aumentar a capacidade da baia e reduzir o impacto nas faixas de rolamento.

PRINCIPAIS ROTAS ALTERNATIVAS



Sentido Centro:
- Linha Vermelha; - Avenida Pastor Martin Luther King; - Rua Leopoldo Bulhões;

Sentido Zona Oeste:
- Linha Vermelha; - Bonsucesso/Olaria/Penha: - Democráticos, Uranos, Lobo Júnior; - Leopoldo Bulhões, Teixeira de Castro
As rotas próximas às saídas da Linha Amarela podem ser utilizadas como alternativas pelos usuários daquela via, especialmente:
- Av. Dom Helder Câmara; - Corredor da Av. Marechal Rondon/ Rua Vinte e Quatro de Maio - Av. Pastor Martin Luther King Junior


RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

O uso do transporte público de alta capacidade é a melhor opção para os deslocamentos da população. Supervia e Metrô Rio estão com esquema especial para atender à demanda da população.


SUPERVIA OPERA COM TREM EXTRA NO RAMAL SARACURUNA

No dia 18 de abril, a SuperVia incluiu um trem extra no ramal Saracuruna, na parte da manhã, com partida da estação Gramacho para a Central do Brasil, visando oferecer mais conforto aos passageiros que optarem pelo trem na ida para o Centro do Rio, em função das interdições na Avenida Brasil.

Interdições noturnas na Avenida Brasil até outubro

A CET-Rio informa que a pista central da Av. Brasil fica interditada, em ambos os sentidos, até o dia 20 de outubro de 2017, nos seguintes horários:

Sentido Oeste
A partir das 22:30 até as 4:30 Da passarela 9 (Ramos) até a passarela 19 (Cordovil).

Sentido Centro
A partir da 22h até as 4h Da passarela 19 (Cordovil) até a Fiocruz (Manguinhos)

O desvio do tráfego de veículos é feito pelas pistas laterais.
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