Serviço Especial - Lagoa-Orla

| Sem comentário

O Lagoa-Orla foi inaugurado em dezembro de 1995. Ele abrangia duas linhas circulares abraçantes, com tarifa especial, ligando inicialmente o Alto da Gávea ao Rio Sul:



S504 - Gávea x Botafogo via Epitácio Pessoa

Trajeto:
PUC > Leblon > Lagoa > Botafogo (Gal. Polidoro).

S505 - 
Gávea x Botafogo via Borges de Medeiros

Trajeto:

PUC > Jóquei > Lagoa > Humaitá > Botafogo (Voluntários da Pátria).


Trajetos originais e extensão até o Leme

Posteriormente a dupla foi esticada até o Leme, via Túnel Novo e Avenida Atlântica.


O itinerário fugia dos principais eixos de circulação interna da Zona Sul (Laranjeiras/ Cosme Velho, Copacabana/ Ipanema e Botafogo/ Jd. Botânico) e dava opção de deslocamento para os dois lados da Lagoa, além de passar por dentro de Botafogo.




O Serviço Especial Lagoa-Orla foi operado por 7 empresas, cada uma com 2 veículos:


Braso Lisboa
Vila Isabel
Real
Estrela Azul
Verdun (depois Transurb)
Alpha
São Silvestre
Amigos Unidos

As linhas eram operadas pelos modelos:

Carolina V MBB
Estrela Azul/São Silvestre/Vila Isabel/Braso Lisboa\Alpha)

Carolina V VW
Real/TAU

Senior G4
Verdun

Agilis 99
Alpha/Braso Lisboa

Senior GV
Transurb



A última renovação foi no final de 2000, com os Fratello da Real (41331/332). 

Embora a dupla fosse sob medida para deslocamentos curtos na Zona Sul, abrangendo um público disposto a pagar um pouco mais para ter conforto, houve vários fatores que contribuíram para sua extinção.



Um deles era o próprio esquema de operação:
A quantidade de empresas tornava quase impossível manter intervalos regulares, indispensáveis para um serviço seletivo. Sintomaticamente, em 2001 a tarifa já era a modal.



As linhas acabaram no segundo semestre de 2002:
















A Braso renovou os Agilis do Rio-Orla e simplesmente tirou os do Lagoa-Orla, sem maiores explicações. As outras empresas remanejaram os ônibus para as linhas regulares, enquanto a Real criou um booster entre a Lagoa e o Centro.
Tags : , , ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[2][iconeI][style-1][LEIA TAMBÉM][As mais lidas até o momento]

Somos movidos pelo interesse de explorar os meios, modos e regras que integram o sistema de mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O avanço tecnológico tem trazido mais dinamismo nas cidades, fazendo com que a população evolua e acompanhe esse avanço.

Buscamos obter informações, matérias, históricos e projetos de mobilidade e transformação urbana, assim como a realização de visitas técnicas em empresas, concessionárias e instituições relacionadas à Mobilidade Urbana do RJ, cuja perspectiva é abordar temas mais diversos e estar inteirado no que há de vir nos serviços de transportes.


Mobilidade nas Ruas: Distrito de Santo Aleixo (Magé)

O Distrito de Santo Aleixo localiza-se no extremo norte do município de Magé, junto às divisas de Petrópolis e Guapimirim; distanciando-se n...

Outras Matérias

NOSSOS PARCEIROS